CRISTO CÓSMICO?

Imagem do suposto "cristo cósmico" nada a ver com o CRISTO histórico do Novo Testamento.
Jesus em seus sermões proféticos prenunciava a vinda de falsos cristos e falsos profetas que sinalizariam o fim dos tempos. Nas ultimas décadas tem surgido um fenômeno mundial, onde pessoas assumem a identidade de serem o cristo, mas entre tantas teorias de identidade, a teoria do cristo cósmico, tem sido a mais difundida na sociedade. A causa dessa ampla difusão é o crescimento do espiritualismo e do movimento new age, bem como sociedades secretas e outras vertentes esotéricas como escolas iniciaticas e ordens de nomenclatura filosófica ocultista.
Quem é este cristo cósmico?
O espiritualismo geralmente tenta redefinir o cristo, e negar o Cristo histórico e bíblico, na mentalidade de tradição esotérica, Jesus é uma coisa Cristo é outra. Para os esotéricos Buda o iluminado e Akhenaton, faraó egípcio foram também uma espécie de cristo. Jesus seria apenas um entre muitos cristos que surgiram e surgirão sobre a terra. É lógico que isso não é verdade, João 5:58 Cristo afirma “Antes que Abraão existisse eu sou” ele estava falando da sua eternidade, Jesus não tem nada a ver com Buda e muito menos com um faraó egípcio, ele é uma pessoa única, e quando ele diz ser a verdade, fala no singular referindo-se a ele somente, e não numa espécie sistema hierárquico de cristos, onde Jesus venha ser apenas mais um. Isso é um erro. Jesus cristo é o filho unigênito do PAI(João 1:14 com 3;16), e portanto ocupa um lugar em DEUS que nunca ocupou Buda e Akhenaton e seja lá quem for. Jesus ainda denuncia: “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores” (João 10:8).
Para o esoterismo, há um cristo no interior de cada pessoa, que precisa ser despertado, daí o termo “cristo cósmico” cristo deixa de ser um ser único para ser um em cada pessoa, e cada pessoa pode ser um cristo, como foi o CRISTO de dois mil anos atrás. É lógico que essa idéia errônea soa muito bem para se encaixar com conceitos falsos ensinados pela nova era e por muitos movimentos espiritualistas, de que somos deuses.
Mas Jesus Cristo é único, ele é o verbo de DEUS, e a doutrina da triunidade de DEUS o coloca como uma pessoa dentro da divindade única. Não há outro, assim como a bíblia determina que ele é o único salvador(Atos 4:12) enquanto que a doutrina espúria e falsa de um cristo cósmico, coloca cada ser humano como o próprio salvador de si mesmo, o que é uma farsa diabólica. Jesus é o caminho(João 14:6) mas na teoria do cristo cósmico, cada ser humano é ensinado a despertar o cristo que está em nele mesmo e para que seja o salvador de si mesmo. Ou seja : o esoterismo ensina que há outro cristo, ao invés de ensinar que somos pecadores, ensinam que o cristo interior pode ser despertado pela iluminação e que portanto somos deuses, e não pecadores.
A idéia de negar o pecado é comum entre os espiritualistas. Porque negando a pecaminosidade do homem, não há necessidade de um salvador para a humanidade, e fica claramente exposto que um Cristo único e histórico não se encaixa com esse conceito. É necessário inventar um outro cristo, e o espiritualismo fabricou um para que se encaixasse em seus conceitos errados a respeito da natureza do homem.
O conceito de um cristo na visão esotérica espiritualista é completamente fora do escopo da revelação bíblica. O cristo cósmico seria a antropomorfização da luz, não o verbo que se fez carne, mas a cristalização de uma consciência elevada ou algo mais ou menos assim. Vários personagens históricos teriam alcançado essa iluminação de consciência, e se transformaram em elevados seres de luz, ou em seres cristicos. Entre eles como já citei acima, Buda e então na visão da tradição espiritualista: Jesus de Nazaré.
A advertência de Jesus a respeito do surgimento de falsos cristos em Mateus 24;24 é normativa nessa questão. Um cristo cósmico não se encaixa nos padrões de revelação das escrituras tal como é aceito pelos cristãos ortodoxos, por isso precisamos ver a teoria do cristo cósmico como um sinal profético, levando a concluir com clareza de acordo com os prenúncios bíblicos, que se trata de algo completamente sem sustentação bíblica, e necessariamente o conceito de que todos somos cristos ou pelo menos poderemos ser, e que a aplicação teológica de que outros homens de elevada “espiritualidade” também foram cristos, é algo que soa completamente estranho aos olhos de qualquer cristão que estude e creia na revelação bíblica.
O cristo histórico e divino, morreu e ressuscitou, e isso faz parte da historia da igreja, sua existência está fundamentada nessa realidade, nesses fatos. A parusia ou volta do mesmo Cristo se baseia no fato de que ELE é a mesma ´pessoa única, sem precedentes na historia da civilização, ocupa um lugar a destra de DEUS depois que ressuscitou literalmente e voltará literalmente da mesma forma que subiu, como tão claramente lemos nos textos proféticos relacionados ao assunto da sua parusia, ou sua vinda(Atos 2:33 com Atos 1:11 etc) ora lemos nas passagens proféticas, e principalmente em I Tessalonicenses 4:16: “porque o mesmo Senhor descerá do céu...” veja bem a afirmação de Paulo O MESMO SENHOR, ou seja, o Cristo histórico, não outro mas o próprio cristo dos apóstolos e profetas, o cristo bíblico.
O conceito do cristo cósmico vê a manifestação de cristos em uma pluralização de ´pessoas nas mais diversas épocas da civilização, e na mentalidade de alguns em todas as galáxias do universo, é portanto na visão esotérica um fenômeno universal.
Como a bíblia não reconhece nenhum grande líder religioso do antigo testamento, como sendo a manifestação de CRISTO, mas reconhece UM SÓ CRISTO, a bíblia não tem sido muito útil para os espiritualistas, e de fato a bíblia tem sido rejeitada quase que completamente pelos adeptos da teoria do cristo cósmico. Uma analise da cristologia do Novo Testamento nos leva para um terreno firme, JESUS CRISTO é Deus, fez uma obra única de redenção, ele mesmo se revelou como único, em Apocalipse 1:17 ele declara ser o ALFA E O OMEGA, (compare com Isaias 41:4) após a ressurreição, Cristo apareceu como a mesma pessoa(Atos 9:17) ele é o criador(João 1:3) e a declaração de Hebreus 1:3 é taxativa e maravilhosa: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”
Em suma lemos em João 3:35 e João 5:22 que Jesus Cristo, o SENHOR, será juiz de todos, e ELE mesmo é herdeiro de tudo, isso coloca nosso salvador em lugar único no universo. Ele é incomparável.
SEJA O VERDADEIRO CRISTO LOUVADO E AMADO E SERVIDO PARA TODO O SEMPRE.
Clávio Juvenal Jacinto.
MINISTÉRIO INTERNACIONAL CRESCENDO EM GRAÇA

O MCG, (Movimento Crescendo em Graça) surgiu em 1988, nos EUA, seu fundador é o portorriquenho José de Luiz Miranda. Miranda afirma que teve uma experiência sobrenatural em 1973, quando teve contato com anjos. Esse homem afirma que um ser celestial se apoderou dele, e depois mandou que abrisse a bíblia em Romanos 6, dando assim a ele uma revelação jamais a qualquer outro mortal na história do cristianismo. Ele estava morto para o pecado. Miranda afirma que essa experiência mudou completamente a sua visão do cristianismo, e desde então tem sido a base pelo qual expõe outras heresias.
Aparentemente parece ser um movimento evangélico, pregam e falam sobre a graça, mas a medida em que se pesquisa mais profundamente , descobrimos os mais sérios desvios doutrinários, talvez o mais terrível seja a afirmação do próprio Miranda de ser Jesus Cristo. a seita ficou conhecida no mundo, por causa da interpretação que Miranda faz de apocalipse 13. para ele o 666 não é a marca da besta mas sim um numero sagrado. Para expor suas convicções, tatuou-se com o numero e incentiva os seus seguidores a fazerem o mesmo. Segundo sabemos, a seita também aceita o seu fundador como uma espécie de Deus maior, e cada adepto como um pequeno deus, o que torna o MCG um movimento politeísta.
Miranda começou seu movimento se identificando como um escolhido, portador de uma revelação especial, logo em seguida foi chamado de apostolo, e depois disso se auto-proclamou a reencarnação do apostolo Paulo, e então em 1999 descobriu que era Jesus Cristo...
Em 2007 se apresentou ao mundo como sendo o anticristo; quando exibiu o numero 666 tatuado em seu braço. Miranda já havia até essa data ter sido chamado por seus seguidores de deus, consolador, salvador e Papai.
O cristo Miranda que muito se consolida com o cristo Sananda, ficou conhecido também por suas extravagâncias, usa relógio Rolex incrustado com pedras de diamante, anda em BMW blindado e tem um salário invejável de mais de 10.000 dólares mensais( Cerca de 136.000 dólares por ano). É uma pena que os profetas da prosperidade ainda não entronizaram Miranda, porque parecem estar pregando exatamente esse “Jesus”.
O MCG, não pratica as ordenanças do batismo e da santa ceia, a ênfase é dada sobre o que Miranda prega, interpreta das escrituras ou o que recebe por revelação. Praticam um liberalismo e uma libertinagem, deformando a doutrina da graça, enganando os incautos. O MCG também se torna exclusivista, ao afirmar que a verdade foi restaurada por Miranda, e o ministério tem o respaldo de reeducacionar os lideres cristãos modernos.
No que tange ao tratamento que dão as escrituras só Miranda pode interpretá-las corretamente, e todos os pastores do MCG, estão sujeitos a acatar essa interpretação unilateral de Miranda, repassando para o rebanho, as interpretações de seu líder. Miranda ensina que somente as epistolas de Paulo são validas, as outras partes das escrituras compõe um falso evangelho e deve ser rejeitado. Consideram a epistola de Tiago como legalista, rejeitam completamente os evangelhos e os ensinos de cristo e todo o antigo testamento. A verdade é que o MCG é mais um sistema de negação ao cristianismo histórico do que um movimento associado ao cristianismo histórico.
Os erros do MCG não param por aqui, afirmam que Jesus de Nazareth não é o mesmo Jesus Cristo, se a aplicação for considerada comparar Miranda com o Cristo histórico, a consideração é valida, mas o que eles afirmam não é isso. Eles duplicam a personalidade do mestre salvador, e fazem divisão afirmando que o Cristo todo poderoso não é o mesmo Jesus de Nazareth.
Outra distorção do MCG, é a afirmação da preexistência dos homens, para Miranda os homens eram antes de virem para esse mundo, anjos ou seres espirituais.
Com relação a queda do homem, e o livro de gênesis, o MCG, explica que a serpente do Éden era o próprio Adão, e que o diabo já não existe porque foi destruído, afirmam que o único diabo que existe é a nossa natureza carnal.
O MCG também prega a doutrina do cristianismo anarquista, é proibido proibir, parece que o satanista Aleister Crowley também pregou algo mais ou menos assim, um misticismo sem lei. Consideram legalista, qualquer tipo de proibição. A graça pregada pelo MCG, na verdade é uma libertinagem, o sistema vale tudo, para a destruição de muitos infelizmente.
Como podemos ver o movimento MCG, que afirma ter mais de 100.000 adeptos no Brasil, é um movimento perigoso herético e apostata. Miranda prega um outro evangelho, considerado como anátema pelo próprio Paulo que ele tanto preza(Gálatas 1:8) cumpre cabalmente as profecias de Cristo, quando afirmou que nos últimos dias surgiriam muitos falsos cristos e muitos falsos profetas. Que essa matéria possa servir de estimulo para a pesquisa mais profunda sobre esse movimento que vem iludindo muitas pessoas em busca da verdade. Meu propósito é esclarecer para que haja uma reação por parte dos cristãos conservadores a fim de advertirem as pessoas com relação ao movimento MCG
Bibliografia
A maioria das informações contidas nessa matéria foram retiradas do livro: LA SECTA MINISTERIO INTERNACIONAL CRECIENDO EM GRACIA, escrito por Julio César Clavijo Sierra, e publicado no site
CLAVIO JUVENAL JACINTO É PESQUISADOR EVANGELICO, PRESBITERO E AUTOR DE VARIOS MATERIAIS APOLOGETICOS.
CRISTO SARANDA?
Cristo Sananda?
Quando Jesus advertiu a respeito de falsos cristos e falsos profetas, talvez os apóstolos não poderiam imaginar a intensidade e precisão dessa profecia para os últimos tempos. Como se não bastasse a quantidade enorme de pessoas que alegam serem o Cristo, ou pelo menos a reencarnação de Jesus, a onda se estende também pelo mundo espiritual. Muitos espiritualistas afirmam que Cristo é Sananda, uma entidade espiritual que alguns alegam fazer parte da grande fraternidade branca, e que é um mestre ascensionado. Detalhes a parte, já que as idéias no esoterismo são complexas e contraditórias. Sanada segundo alguns é um deus, alguns o chama também de Micah, outros o chamam de arcanjo. a questão é que existem entidades espirituais que são canalizadas pelos médiuns da nova era que se passam por Jesus Cristo, e como sempre, há quem acredite nisso, e repasse as “novas” para o mundo através de mensagens canalizadas e psicografadas. Cristo Sananda tem seus devotos e admiradores, seu retrato é igualzinho o cristo dos panfletos do mormonismo e dos adventistas, dos espíritas e outros grupos religiosos como o catolicismo romano. A bíblia dois que Jesus está a destra de Deus, não é um ser intergaláctico membro de uma hierarquia de seres de luz, como supõem os novaerenses, ou como alegam essas entidades espirituais que procuram enganar as pessoas, apresentando uma espiritualidade e ensinando coisas que contradizem e negam as escrituras. É lógico que tudo se encaixa na medida que as coisas evoluem. Para um cristo cósmico, como é esse tal de Sananda, companheiro de outros mestres de luz de origem intergaláctica, a vinda de um cristo a bordo de um disco voador ficaria mais plausível para os místicos de plantão. No final das contas, muitos esotéricos tem sua própria guerra nas estrelas, o centro da disputa é a terra, e no meio de tanta confusão generalizada, o próprio mundo acaba rejeitando o verdadeiro Cristo, para voltar-se para os falsos cristos que aparecem tanto na esfera física quanto na espiritual. A entidade que muitos canalizadores ou médiuns da nova era afirmam contatar até então chamada de Sananda, também é um cumprimento das profecias de Cristo, quando advertiu que surgiriam falsos cristos e falsos profetas. É tempo de vigiarmos com muita intensidade, porque se já existe tanta confusão quando muitos afirmam ser o Cristo, o problema se torna mais grave quando entidades espirituais do mundo caído, ultrapasse as fronteiras do engano, assumindo a forma de anjos de luz, e agora mais além disso, afirmando serem o próprio Cristo, realmente estamos no fim dos tempos, e esse avanço do engano, é uma prova muito convincente de que estamos vivendo dias de grandes perigos
Clavio Juvenal jacinto




Nenhum comentário:
Postar um comentário